Audiência pública no Palácio Anchieta vai apresentar avanços das ferrovias que conectarão o Norte do ES a MG, DF e GO
- contato177592

- 14 de jan.
- 2 min de leitura

No dia 15 de janeiro, quarta-feira, às 14 horas, será realizada uma audiência pública no Palácio Anchieta, em Vitória, para atualizar a população capixaba sobre os avanços das ferrovias que irão conectar o Norte do Espírito Santo aos estados de Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal. O evento acontecerá no Salão Santiago e será uma oportunidade para conhecer os detalhes do projeto de infraestrutura ferroviária que promete transformar a logística e o desenvolvimento econômico da região.
Durante a audiência, o Grupo Petrocity apresentará o andamento dos contratos de autorização ferroviária, o cronograma de execução e os prazos previstos para a conclusão das obras. O Governo do Estado também trará informações sobre as iniciativas implementadas para promover o desenvolvimento socioeconômico nas áreas impactadas pela construção das ferrovias.
O projeto de malha ferroviária, que abrange 2.160 quilômetros, está dividido em quatro estradas de ferro com contratos autorizados. Duas dessas ferrovias já receberam Declaração de Utilidade Pública (DUP), permitindo a desapropriação das áreas necessárias para a execução da obra. As ferrovias que fazem parte do projeto da Petrocity são chamadas de Corredor Centro-Leste, conforme as novas diretrizes do marco ferroviário brasileiro, e serão integradas à Ferrovia Norte-Sul, por meio da conexão em Mara Rosa (GO).
Além disso, o Grupo Petrocity fornecerá informações sobre o andamento do Terminal de Uso Privativo (TUP) em Urussuquara, no município de São Mateus, uma infraestrutura estratégica para o escoamento de produtos pela ferrovia.
A audiência contará com a presença de diversas autoridades, incluindo o governador Renato Casagrande, o vice-governador Ricardo Ferraço, o senador Zequinha Marinho, presidente da Frente Parlamentar Mista das Ferrovias Autorizadas (Fren-Fer) no Congresso Nacional, e os prefeitos Enivaldo dos Anjos, de Barra de São Francisco, e Marcus Azevedo Batista, de São Mateus. Também estão confirmadas as presenças do presidente do Grupo Petrocity, José Roberto Barbosa da Silva, além de representantes dos Ministérios dos Transportes e Portos, do DNIT, da ANTT e do setor ferroviário.
Com essa iniciativa, o Governo do Estado reforça o compromisso com a melhoria da infraestrutura e o desenvolvimento do Espírito Santo, promovendo um diálogo transparente com a sociedade sobre um dos maiores projetos logísticos do país.




Comentários